O carnaval fora de época, organizado pela comunidade, já está em sua 3° edição
Além da confraternização e da bagunça comuns às festas, o Carnapina tem como objetivo retomar os antigos carnavais de rua com as tradicionais marchinhas. A festa já está em sua 3° edição espera cerca de 2mil pessoas em 2013.
“Tudo começou com o esforço dos moradores do bairro” conta o organizador do evento, José Carlos, mais conhecido como Balu. “O Carnapina é uma oportunidade de mostrar que a comunidade não se resumi a violência. É um momento de alegria e felicidade” afirma Balu.
Na sua última edição, o Carnapina recebeu auxílio do SESC de Governador Valadares. O Serviço Social do Comércio levou profissionais para ensinar sustentabilidade para a comunidade, “o estilista ensinou um jeito para fazer fantasias com roupas velhas e uma nutricionista ensinou a reaproveitar cascas de comida” contou a moradora do bairro Maria Mattos.
O posto de saúde também entrou na festa. No dia do carnaval levou orientações sobre os riscos de contaminação das Doenças Sexualmente Transmissíveis e distribuiu preservativos no local.
O Carnaval fora de época acontece sempre no inicio do ano e em 2013 já tem data marcada: 19 de janeiro. O evento vai contar com a presença da Escola de samba Unidos do Morro e Grupo de Pagode da Comunidade. Toda Valadares está convidada para o carnaval organizado pelos carapinenses. Mas o Balu avisa, “ATENÇÃO, tem que vir fantasiado”.
Além do Carnapina que está se tornando tradicional na comunidade, a palavra de ordem tem sido organizar felicidade, semana passada a comunidade organizou uma festa para comemorar o dia nacional do samba “estamos tentando sempre reunir a comunidade em datas comemorativas, queremos que o Carapina seja visto como um lugar de alegria”, contou Balu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário